25 de ago. de 2008

ORTOFOTO

Desde que sejam conhecidas a inclinação, posição e distorção da câmara aérea no instante da tomada de uma foto aérea, é possível restabelecer o centro de projeção e calcular as coordenadas de terreno de pontos desta foto. Nesta mesma foto, com a imagem deformada devido ao deslocamento do relevo, aplica-se uma correção nesta imagem que usa como molde um MDT (Modelo Digital do Terreno - malha de coordenadas). A partir deste instante, a foto pode ser usada como um mapa e passa a ser chamada ortofoto. Uma ortofoto é uma imagem fotográfica que foi retificada diferencialmente para remover qualquer distorção de geometria (posição e inclinação) e deslocamentos devido ao relevo. A produção de ortofotos atingiu um alto nível de desenvolvimento e as ortofotos digitais são usadas em muitos países como suporte para as tarefas clássicas de um mapa. As principais vantagens são:
A ortofoto não está pré-interpretada como um mapa. Isto dá oportunidade ao usuário de extrair as informações desejadas a qualquer momento.
A qualidade da ortofoto é a mesma de um mapa com a vantagem da riqueza de dados apresentados.
Fornece ao usuário uma visão do terreno muito mais compreensível que um mapa. Hoje, as tarefas evoluíram para atividades especializadas no campo da imagem digital. Os usuários têm a capacidade de resgatar os dados necessários de uma ortofoto sem a necessidade de serem especialistas em fotogrametria. A tecnologia de Softcopy está presente e muito mais atuante (Softcopy refere-se a representação de texto, imagem e simbologia na forma digital). A integração Ortofoto com Geoprocessamento & SIG foi planejada para:
Reduzir o ciclo de processamento dos dados
Suportar equipes multidisciplinares em um processo de decisão muito mais rápido.
Ortofoto fará pelo SIG o que o telescópio fez pela Astronomia...
Jean Loodts, EUROSENSE

Nenhum comentário: